Postado em: 26 de maio de 2023

O Diretor-Geral Substituto do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, no uso de suas atribuições legais,e tendo em vista o disposto na Lei nº 11.788, de 25/09/2008 e Instrução Normativa nº 213/ME, de 17/12/2019, publicada no DOU de 18/12/2019, torna pública a realização do processo seletivo para formação de cadastro de reserva para estágio remunerado no âmbito da Autarquia, conforme as disposições a seguir:

1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O processo seletivo será planejado, executado e acompanhado pela Universidade Patativa do Assaré – UPA, em parceria com o DNOCS;
1.2. Poderão participar do processo seletivo:
a.Estudantes regularmente matriculados a partir do segundo semestre e que não estejam cursando o último semestre, em cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação;
b.Estudantes regularmente matriculados em curso técnico de nível médio em instituições de ensino públicas ou privadas;
c.Os cursos e suas localidades do Nível Médio Técnico e Nível Superior constam devidamente relacionados em seus anexos constantes neste edital;
1.3. Na data de início do estágio, o(a) estudante deve ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos, conforme previsto no § 5º do Art. 7º da Resolução nº 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004 (Conselho Nacional de Educação).
1.4. O valor da Bolsa- Estágio corresponderá:

Escolaridade

Jornada de 4 horas/dia

Jornada de 6 horas/dia

R$ 1.125,69

1.5. O valor do auxílio-transporte corresponderá a R$ 10,00 por dia estagiado presencialmente.
1.6. A carga horária do estágio será de 20 (vinte) ou 30 (trinta) horas semanais para ensino médio e superior a serem cumpridas em horários e turnos definidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

2 – DAS INSCRIÇÕES
2.1. Antes de efetuar a inscrição, o(a) estudante deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
2.2. As inscrições serão recebidas somente via internet, pelo site:
www.universidadepatativa.com.br, a partir das 00.00 horas do dia 29 de maio de 2023 até as 23:59 horas (horário de Brasília) do dia 17 de junho de 2023
Não serão aceitas outras formas de inscrições.
a. Para realizar sua inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá acessar o site
www.universidadepatativa.com.br, campo “Concursos em andamento”, localizar o processo seletivo do departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e clicar no link das inscrições logo abaixo do item EDITAL;
b. Segue o passo a passo das inscrições: ao clicar no link das inscrições o/a candidato/a será direcionado para o sistema da UPA, realizando assim seu cadastro pessoal, após a confirmação do cadastro sem erro o sistema disponibilizará todos os processos seletivos em abertos para inscrição, cabendo ao candidato ter atenção e clicar no processo seletivo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS;
c. Após o cadastro, o(a) candidato(a) deverá informar, no ato da inscrição, o curso conforme os Anexos deste Edital,assim distribuídos: ANEXO I – Cursos disponíveis para Fortaleza e ANEXO II – Cursos disponíveis para as Coordenadorias Estaduais, localizadas no Estados onde o DNOCS atua, e ainda , o horário de disponibilidade para estágio (manhã ou tarde).

3 – DA SELEÇÃO
3.1 O processo seletivo ocorrerá de acordo com as seguintes fases:
a) Inscrição: A inscrição deverá ser realizada dentro do prazo, o envio deve ser correto e completo de todas asdocumentações solicitadas no item 3.3 abaixo;
b) Primeira Fase: Análise Documental (fase eliminató ria);
c) Segunda Fase: Análise Curricular (fase classificatória);
d) Terceira Fase: Entrevistas (fase classificatória).
3.2. A realização da Primeira e Segunda Fases serão de responsabilidade da UPA, porém, a Terceira Fase das Entrevistas Será de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS;
3.3. A Terceira Fase: Entrevistas serão realizadas pelas unidades requisitantes da vaga de estágio e à medida que essas surgirem no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.
3.4. Para a convocação dos candidatos(as) que estão no final da lista, o(a) candidato(a) deverá se manifestar em até 24(vinte e quatro) horas após o recebimento do e-mail de convocação. A Universidade Patativa do Assaré poderá realizar, no máximo, 3 (três) tentativas de contato por telefone em horários distintos.

4 – DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com o DNOCS ou com a Universidade Patativa do Assaré -UPA.
4.2. A aprovação no processo seletivo gera para o(a) candidato(a) apenas expectativa de ser convocado(a) para preencher vaga de estágio, ficando a concretização desse ato condicionada ao surgimento de vaga durante o período de validade do processo seletivo.
4.3. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS reserva-se ao direito de convocar candidatos em número que atenda às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e a existência de vagas de estágio.
4.4. As dúvidas surgidas na aplicação deste edital, bem como os casos omissos, serão resolvidas pela Universidade Patativa do Assaré em conjunto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.
4.5. Eventuais dúvidas poderão ser sanadas pela Universidade Patativa do Assaré por meio do número (88) 3512-2450 -Whatsapp ou pelo e-mail:dnocs.processoseletivo2023@universidadepatativa.com.br, e pelo DNOCS , através do e-mail: [email protected]