Postado em: 14 de setembro de 2022

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR (GRADUAÇÃO) EM FLUXO CONTÍNUO – SETEMBRO

A FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ, em conjunto com a Universidade Patativa do Assaré – UPA, realizará processo de recrutamento e seleção de estagiários (as) e formação de cadastro reserva para fins de estágio não obrigatório, mediante condições estabelecidas neste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O processo seletivo de que trata esta Chamada Pública tem por finalidade selecionar estudantespara o Programa de Estágio Curricular da Fiocruz, na modalidade ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO.
1.1.1. O processo de recrutamento e seleção para estágio deste Edital é destinado a estudantesde níveis médio, técnico e superior (graduação) a ser desenvolvido nas unidades da FIOCRUZ,conforme lista que consta no Anexo I, deste Edital.

1.2. PÚBLICO-ALVO
1.2.1. O programa destina-se, exclusivamente, para estudantes, regularmente matriculados (as) eminstituições de ensino superior (cursos de graduação) ou de ensino médio/técnico e apresenta caráter de atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.

1.3. VAGAS
1.3.1. De acordo com as vagas oferecidas pelas unidades no momento da inscrição, conforme Anexo I, atualizado periodicamente, em fluxo contínuo.
1.3.2. No caso de oferta de uma nova oportunidade e/ou preenchimento ou suspensão/cancelamento de vaga de estágio, em qualquer unidade da Fiocruz, o Anexo I supracitado será atualizado e dada ampla divulgação durante a duração deste edital.
1.3.3. Para fins de atendimento aos percentuais de cotas e aos critérios de proporcionalidade e alternância serão reservadas as vagas 1, 11, 21 e assim sucessivamente, para pessoas com deficiência(PcD), as vagas 3, 5, 9, 13, 15, 19 e assim sucessivamente, para candidatos (as) negros (as), as vagas 2, 22, 42 e assim sucessivamente para candidatos (as) indígenas e as vagas 4, 24, 44 e assim sucessivamente para os (as) candidatos (as) autodeclarados (as) pessoas trans na contagem geral de vagas que constará no Anexo I do presente edital.

1.4. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O processo de recrutamento e seleção de estagiários (as) será constituído por etapas, conforme disposto abaixo:
1a Etapa (caráter eliminatório): Análise de pré-requisitos conforme item 3 deste edital e requisitos específicos de cada perfil conforme o Anexo I a ser realizado pelo agente integrador.
Nesta etapa ocorrerá a análise dos documentos dos (as) estudantes candidatos (as) ao estágio de forma a comprovar as informações prestadas por ocasião da inscrição. A partir desta análise, o agente integrador enviará os documentos dos (as) candidatos (as) para as unidades da Fiocruz e divulgará a lista dos (as) candidatos (as) participantes do processo seletivo habilitados (as) e não habilitados (as) na primeira etapa.
2a Etapa (caráter eliminatório): Composta de análise curricular e documental a ser realizada pelas unidades da Fiocruz.
3a Etapa – (caráter eliminatório e classificatório): composta por entrevistas e/ou provas e/ou dinâmicas de grupos, que serão realizadas e aplicadas pela FIOCRUZ. Para esta etapa serão convocados (as) os (as) estudantes aprovados (as) após a 2a etapa, de acordo com definição de cada unidade. Após esta etapa será elaborada a lista geral de classificação.
1.5. As vagas de estágio e os requisitos de formação, estão especificados no Anexo I deste edital.
1.6. Os (as) estudantes classificados (as) e não selecionados (as) para as vagas após a realização e divulgação dos resultados formarão cadastro de reserva e poderão ser convidados (as) para celebrarem contrato de estágio com a Fiocruz ao longo da validade deste edital, obedecendo a
classificação final.