Postado em: 27 de outubro de 2023

O que não posso esquecer de perguntar numa entrevista?

Há algumas perguntas que não podemos deixar de fazer antes de contratar um novo funcionário ou estagiário. Saber conduzir uma entrevista é fundamental nos processos de recrutamento e seleção. A entrevista é o momento de encontro entre candidato e empregador em que muitas dúvidas são tiradas de forma presencial. Por isso, há alguns passos a serem seguidos para que seu recrutamento seja um sucesso!

Passo 1: Estruture a entrevista
Antes da entrevista, é preciso revisar o cargo, entender habilidades, experiências e qualidades que são essenciais para o papel. Ao revisar esses requisitos, você poderá formular perguntas mais adequadas e relevantes. Tais requisitos são fundamentais para estruturar a entrevista na hora de elaborar as melhores perguntas.

Também é importante atentar-se a informações fornecidas pelos candidatos: experiências, educação, realizações. Fazer perguntas sobre essas especificações pode ajudar a conhecer melhor o candidato e entender o seu desempenho.

Vale também elaborar perguntas que equilibrem uma abordagem técnica e competência comportamental necessária para o cargo. Algumas perguntas como “Fale sobre um momento que você enfrentou um desafio profissional e como superou” ou “descreva um momento em que você teve que resolver um conflito em equipe” podem ajudar a compreender o comportamento do candidato.

Passo 2: Crie um ambiente acolhedor
Crie um clima agradável e acolhedor para o seu entrevistado. É possível criar esse ambiente amigável com gestos simples. Um sorriso e cumprimentos aos candidatos, ajuda a reduzir o nervosismo do entrevistado. Apresentar à empresa também é uma boa, ao dar uma breve introdução sobre a empresa, compartilhar a missão, valores e cultura, ajudam a pessoa candidata a conhecer e verificar se ela se alinha aos valores da empresa.

Passo 3: Avalie
Para realizar uma boa avaliação dos candidatos, é importante avaliar as capacidades do candidato:

1. Comportamento: Faça perguntas comportamentais para compreender como o candidato se comporta em situações adversas. As respostas mostram como os candidatos se comportam perante a resolução de problemas, trabalho em equipe e ética. Busque perguntas amplas e específicas.
  2. Experiências anteriores: Peça exemplos específicos de realizações passadas relacionadas ao trabalho. Dessa forma, é possível avaliar competências e conquistas da pessoa.

Passo 4: Encerramento
Termine a entrevista de forma profissional, dê ao candidato espaço para fazer perguntas sobre a empresa, demonstrando seu interesse. Não esqueça-se de explicar as próximas etapas após a entrevista, como cronograma, feedback ou a próxima fase. Sendo assim, o candidato mantém-se informado sobre o que esperar.