Postado em: 15 de junho de 2023

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM RECIFE PARA ACADÊMICOS DE DIREITO – EDITAL DPU-PE/ASSADM PE – Nº 11

Torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Estágio Remunerado na Defensoria Pública da União em Recife – PE e dá outras providências. A Defensora Pública Chefe da Defensoria Pública da União em Recife/PE, no uso de suas atribuições delineadas na Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 1994, e em observância à Portaria DPGU n° 408, de 27 de maio de 2019, e à Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, torna pública a abertura de inscrições, para submissão às provas atinentes ao Concurso para Seleção de Estagiários Acadêmicos de Direito, nos termos seguintes:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de cadastro de reserva, sendo os candidatos aprovados convocados às vagas que porventura venham a surgir durante o período de sua validade, na medida em que forem se desligando os estagiários atuais.
1.2 A aprovação no concurso não gera direito subjetivo à convocação. A convocação ocorrerá de acordo com a ordem de classificação, disponibilidade de horário e em razão da conveniência e necessidade da Defensoria Pública da União em Recife – PE.
1.3 A remuneração mensal dos estagiários na Defensoria Pública da União compreende R$ 800,00(oitocentos reais) para jornada de 20 (vinte horas) semanais.
1.4 A bolsa de estágio é fixada por ato do Excelentíssimo Defensor Público-Geral Federal.
1.5 Será contratado, pela entidade intermediadora do estágio, seguro contra acidentes pessoais a favor dos estagiários.
1.5 Nos termos dos artigos 12 e 13 da Lei nº 11.788/2008, fica assegurado ao estagiário auxílio transporte no valor de R$ 8,00 (oito reais) por dia efetivamente estagiado e o usufruto de recesso remunerado.

2. DA INSCRIÇÃO
2.1. As inscrições são gratuitas e se iniciam a partir das 00h00 do dia: 15/06/2023 e se encerram às 23h59 (horário de Brasília) do dia: 03/07/2023, no site da UPA: www.universidadepatativa.com.br.
2.1.1.Para realizar sua inscrição no processo seletivo, o candidato deverá acessar o site da Universidade Patativa do Assaré: www.universidadepatativa.com.br e clicar no campo: “Concursos” – “Concursos em andamento” – localizar o processo seletivo em questão “Defensoria Pública da União em Recife/PE”- abrindo a página deste processo seletivo, o candidato clica no item “ Inscrições” – logo abaixo do item “Edital”- o candidato realiza sua inscrição no sistema criando um login com senha.

3. DOS REQUISITOS PARA INGRESSAR NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DA DPU:
3.1 Os requisitos para o estudante ingressar no Programa de Estágio da Defensoria Pública da União em Recife/PE são os seguintes:
a) ter sido aprovado no processo seletivo;
b) estar matriculado do 5° (quinto) ao 8° (oitavo) semestre do curso de Direito quando convocado para firmar o Termo de Compromisso de Estágio -TCE, ocasião em que deverá apresentar o Histórico Escolar atualizado e o comprovante de matrícula;

4. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRESENCIAIS
4.1 A Prova será Discursiva e presencial, realizada na data provável de: 09/07/2023 (domingo), no horário de 08:00h às 12:30h. Com relação ao local de realização das provas, o endereço será informado na data provável de: 06/07/2023 – (quinta-feira) e divulgado no sítio eletrônico da Universidade Patativa do Assaré:www.universidadepatativa.com.br;
4.2 A prova discursiva consistirá em 03 (três) questões Dissertativas, no modelo de problemas práticos jurídicos, uma sobre Direito Constitucional, uma sobre Direito Administrativo e uma sobre Direito Penal e o/a candidato/a  escolherá uma delas para responder, com respostas em até 30 (trinta) linhas.
4.3 Cada questão indicará os pontos a serem necessariamente abordados pelo/a candidato/a;
4.4 o ponto de corte será de 50% (nota 50), sendo que a parte relativa à língua portuguesa valerá 50 pts e a parte relativa ao conhecimento jurídico valerá 50 pts;
4.5. A elaboração, correção e julgamento dos rescursos das Provas Discursivas será de responsabilidade dos Defensores da DPU – Recife/PE.
4.6 A prova terá a duração de 04 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

5. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E AVALIADORA DA DPU
5.1 À Comissão Examinadora compete atribuir as notas e dirimir quaisquer outras questões surgidas no decorrer do processo de seleção.
5.2 Havendo nomeação de novas Defensoras ou novos Defensores Públicos Federais para a unidade de Recife/PE, tais assumirão os trabalhos da comissão.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 Este edital entra em vigor na data de sua publicação.
6.2 É responsabilidade exclusiva do candidato informar à Defensoria Pública da União em Recife/PE qualquer alteração em seu endereço ou telefone.
6.3 Os casos omissos ou outros que vierem a surgir serão resolvidos pela Comissão de Avaliação.
6.4 Demais informações constam no texto do Edital anexado nesta publicação;
6.5 Dúvidas sobre o processo seletivo, seguem os contatos da Universidade Patativa:
(88) 3512-2450 Whatsapp – 0800 591 8710;

Últimos Processos Seletivos de Estágio