Postado em: 13 de dezembro de 2023

Quanto tempo dura um estágio?

Happy curly woman holds periods calendar, checks menstruation days on mobile phone application, cares about women health, dressed casually, isolated on pink studio wall. Pms and wellness concept

O estágio é a fase inicial no mundo do trabalho, mas há alguns requisitos que devem ser cumpridos antes de iniciar o estágio: é preciso ter idade mínima de 16 anos, não havendo idade máxima, também é necessário ser estudante com matrícula ativa em alguma instituição, em qualquer nível (ensino médio, técnico ou superior, sendo pós-graduação, mestrado, Master in Business Administration- MBA ou Educação de Jovens e adultos- EJA).

Mas afinal de contas, quanto tempo pode durar o estágio? Conforme a Lei 11.788/08, o estágio é um ato educativo supervisionado, visa a contextualização das disciplinas estudadas e o aprendizado profissional. Em outras palavras, é o tempo de treino e experiência organizacional. Dessa forma, abrir as portas para os estudantes é a melhor forma de inseri-los no universo corporativo.

O estágio é diferente de emprego (regime CLT), logo, não gera vínculo

empregatício. Portanto, os direitos e deveres são outros. No que diz respeito ao tempo máximo estagiado na mesma companhia não pode exceder dois anos, exceto quando se trata de uma pessoa com deficiência (PCD). Assim, o objetivo é criar a cultura de efetivação, já que o jovem está em busca da sua admissão e a evolução de carreira.

Sendo assim, os benefícios são para ambas as partes. Em um emprego formal, o empresário precisa pagar ao funcionário exigências trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário ⅓ sobre férias e eventual multa rescisória. No contrato de estágio, isso não é necessário.

Para o estagiário, a carga deve ser correspondente às suas obrigações escolares e não pode ultrapassar seis horas diárias e 30 semanais. Ou seja, dando a oportunidade do indivíduo conciliar os estudos com o serviço, recebendo a bolsa-auxílio e tendo direito ao recesso remunerado.

O processo de admissão é feito pelo Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e firmado pela parte concedente, universidade, estagiário e, quando houver, agente de integração. Esse contrato pode ser abolido por ambas as partes (estagiário ou empresário).

A Estágio Fácil e a Universidade Patativa são agentes de integração de estágio que podem te ajudar na contratação dos melhores estagiários para sua empresa. Não perde tempo e acessa estagiofacil.com e conheça nossos serviços.

Por: Amanda Nobre