Postado em: 27 de janeiro de 2024

PROCESSO SELETIVO PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PELOTAS/RS – EDITAL 01/2024

EDITAL 01/2024

O Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União em Pelotas/RS, no uso de suas atribuições, delineadas na Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 1994, em observância à Portaria GABDPGF nº 408, de 27 de maio de 2019, assim como em atenção ao disposto na Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008, e na Orientação Normativa nº 02, de 24 de julho de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, resolve:

Declarar aberto o PROCESSO SELETIVO PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM PELOTAS/RS.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Edital disciplina o processo de formação de cadastro reserva de Estagiários de Direito, oferecido pela Defensoria Pública da União em Pelotas/RS (DPU-PELOTAS/RS).
1.2. O presente processo seletivo é destinado à formação de cadastro de reserva, para preenchimento das vagas de estágio que vierem a surgir, durante o seu prazo de validade.
1.3. As vagas que surjam na DPU PELOTAS/RS, após a homologação do resultado final deste certame e que venham a ensejar suprimento serão para estágio presencial, na sede da Defensoria Pública da União em Pelotas/RS, localizada na Rua Marcílio Dias, 3005, Centro, em Pelotas/RS;

2. DAS INSCRIÇÕES E DAS CONTRATAÇÕES
2.1. A inscrição para o processo seletivo será efetuada exclusivamente por meio eletrônico, através site: www.universidadepatativa.com.br, a partir do dia 29/01/2024 até às 23h59min (horário de Brasília/DF) do dia 26/02/2024, incluindo sábados, domingos e feriados. Não serão aceitas outras formas de inscrições.
2.1.1. Serão consideradas válidas apenas as inscrições enviadas dentro do prazo acima estipulado, através do site www.universidadepatativa.com.br campo: “Concursos em andamento” e localizar o processo seletivo em questão “Defensoria Pública da União em Pelotas/RS”- abrindo a página deste processo seletivo o candidato clica no item “ Inscrições” – logo abaixo do item “Edital”– o candidato realiza sua inscrição no sistema criando um login com senha.
2.6. São requisitos para a contratação:
a) estar matriculado/a em instituição de graduação em Direito reconhecida pelo MEC, do 5º (quinto) ao 8º (oitavo) semestre da graduação ou entre o 3º (terceiro) e o 5º (quinto) ano para os casos de estudantes matriculados em cursos anuais;

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRESENCIAIS
5.1. A Prova Objetiva Presencial será realizada na data provável de: 17/03/2024 (domingo), no horário de 08:00h às 12:30h, no Campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado na Rua Almirante Barroso, n.º 1202, Bairro Centro, em Pelotas/RS.
5.2. As provas serão PRESENCIAIS e elaboradas obedecendo-se, quanto ao conteúdo, ao programa constante no ANEXO I deste Edital.
5.3. A prova objetiva presencial conterá 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo cada 01 (um) ponto, com 04 alternativas cada uma delas, havendo somente uma correta;
5.4. O processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, compreende uma Prova Objetiva Presencial valendo 20 (vinte) pontos, e uma Discursiva, valendo 7,0 (sete) pontos, que integralizarão o valor da avaliação para fins de classificação.
5.5. prova discursiva constará de uma redação de tema jurídico, com subtemas, proposto pela comissão de seleção da DPU, valendo 7,0 (sete) pontos no total. O candidato deverá desenvolver todos os subtemas apresentados.

10. DO PAGAMENTO DA BOLSA-AUXÍLIO
10.1. O/a estudante que ingressar no Programa de Estágio da DPU Pelotas/RS perceberá uma bolsa-auxílio de estágio.
10.2. Atualmente, o valor da bolsa de estágio é de R$ 800,00 (oitocentos) reais mensais.
10.3. Nos termos dos artigos 12 e 13 da Lei n° 11.788/2008, é assegurado ao/à estagiário/a auxílio-transporte no valor de R$ 8,00 (oito reais) por dia efetivamente estagiado e o usufruto de recesso remunerado, que preferencialmente coincidirá com o recesso forense, conforme critério de conveniência e oportunidade do/a supervisor/a de estágio.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. As informações prestadas pelos(as) candidatos(as) no momento da inscrição e durante qualquer outra fase do presente processo seletivo são de sua inteira responsabilidade, devendo responder administrativa, civil e penalmente por eventual falsidade constatada.
12.2. Na hipótese de constatação de falsidade a qualquer tempo, mediante prévia apuração em que garantida a ampla defesa e o contraditório, o(a) candidato será eliminado(a) do certame e, se houver sido contratado(a), ficará sujeito à anulação da sua admissão no presente programa de estágio, e consequente desligamento, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
12.3. Os casos omissos serão solucionados pelo/a Defensor/a Público/a-Chefe da DPU Pelotas/RS.